O episódio «1001 Margaraças - Do Fogo Controlado aos Carvalhais» está pronto!


Já está terminado aquele que será o segundo episódio da série documental «1001 Margaraças»!

Pedro Lérias no Baldio de Carvalhais. Foto de Paulo Martinho.

Com o subtítulo «Do Fogo Controlado aos Carvalhais», este episódio acompanha o trabalho que a MONTIS-Associação de Conservação da Natureza está a desenvolver no Baldio de Carvalhais, no Maciço da Gralheira, Concelho de São Pedro do Sul.

O Fogo Controlado permite abrir o terreno para acções de gestão. Foto de Paulo Martinho.

Neste baldio, as giestas 'afogam' o bosque autóctone e alimentam fogos devastadores de Verão. A Montis está a gerir 100 hectares do baldio e recorre ao fogo-controlado para diminuir a biomassa no terreno e criar oportunidades de gestão sem danificar o solo ou causar erosão, permitindo a plantação de árvores e arbustos autóctones e a recuperação das galerias ripícolas.

São poucos os carvalhos que ainda resistem entre as giestas. Foto de Paulo Martinho.

Para tentar aumentar a dispersão de carvalhos, constroem-se tabuleiros com bolotas para incentivar os gaios a armazená-las e desta forma semear carvalhos pelo terreno. Restauram-se ainda as linhas de água recorrendo a técnicas de engenharia natural.

Os voluntários constroem gabiões nas linhas de água. Foto de Paulo Martinho.

Em resumo, neste episódio mostramos algumas das pessoas e acções que estão a permitir fazer o caminho das pedras aos carvalhais.

Em breve publicaremos informações sobre oportunidades de visualização do episódio «1001 Margaraças - Do Fogo Controlado aos Carvalhais».

Imagem da campanha de crowdfunding da Montis para a compra de terrenos. Mais info aqui.

Podem apoiar o trabalho da Montis tornando-se sócios ou apoiando o crowdfunding que está a decorrer para ajudar a comprar terrenos para serem geridos pela associação. Podem ver toda a informação sobre esta campanha em Como coisa eu nos é cedida.

Comentários

  1. Paulo (Lugar dos Rochedos)29 de agosto de 2019 às 01:48

    Amigo Pedro, também me encontro ansiosamente à espera para ver e partilhar e partilhar ;)
    Disponibilizem lá essa obra prima :)
    Tudo de bom

    ResponderEliminar

Enviar um comentário