Já podem ver online o documentário «Boa Sombra», Episódio III da Série Documental «1001 Margaraças»

 

Vaca Maronesa na Serra do Alvão. Foto de Paulo Martinho.

No terceiro episódio da Série Documental 1001 Margaraças, fomos até aos Baldios de Alvadia e Soutelinho, na Serra do Alvão. Por ali, como em tantas montanhas do país, os matos de giestas e de urzes ardem no Verão de forma severa e frequente. Como resultado, os montes estão despidos de árvores.

Quem por ali resiste luta para mostrar que tanto a pastorícia extensiva como o corte das urzes e giestas, para aquecimento das casas no Inverno e para fazer a cama do gado, podem dar uma ajuda preciosa no controlo de biomassa na serra e prevenção dos incêndios de Verão.

Também se investe na plantação de pequenos bosques nativos, na conservação da biodiversidade e na preparação da montanha para as alterações climáticas.

Ao longo deste episódio, queremos mostrar o trabalho de algumas destas pessoas e como a pastorícia extensiva com as raças autóctones locais, como a Vaca Maronesa, pode ter vários benefícios ambientais, da prevenção de incêndios severos à restauração dos antigos lameiros e da sua flora, passando pelo armazenamento de carbono no solo. Infelizmente, é trabalho pouco reconhecido e não valorizado pela sociedade.

Queremos com este documentário dar um pequeno contributo para a valorização do trabalho que ali é desenvolvido e que a sociedade tarda em reconhecer. 

Este episódio está agora disponível para visualização através da ligação abaixo ou aqui.


Ficha Técnica do Episódio III «Boa Sombra»

Autoria e Produção :: Pedro Lérias

Música :: André M. Santos

Mistura :: A. José Martins

Colorista :: Andreia Bertini

Fotografia, Edição e Realização :: Paulo Martinho

 

Esperamos que gostem!


 


Comentários

  1. Vi agora, 02.01.2021.Gostei muito, ritmo na captação das imagens, montagem muito fluente, música bonita e envolvente e narração excelente, boa elocução e conteúdo narrativo adequado e didáctico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas palavras. É bom receber retorno, principalmente positivo! Muito obrigado por ter visto e tirado um pouquinho de tempo para comentar. :-) Pedro Lérias

      Eliminar
  2. muito bom, este episódio. Obrigada! Apenas um reparo: a música, sobretudo nos períodos de diálogo, está demasiado alta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      E agradecemos o retorno em relação à música. O problema do nivelamento de som é que soa diferente de acordo com o tipo de leitor; aquilo que parece muito alto de uma forma torna-se ideal ou baixo deboutra e não está fácil o equilíbrio. Mas agradecemos o seu retrato. Já agora, de que forma recebeu o som, colunas do computador? Obrigado!

      Eliminar
  3. Parabéns. Muito bom, atualissimo. A divulgar. Bela fotografia e muito (in)formativo. Episodio muito especial. Venham mais.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, é necessário e urgente criar as externalidades positivas para regenerar. Consigo também perceber com o documentário a enorme dificuldade que é convencer as populações. Excelente documentário. Um abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares